Transportam as crianças às costas, escarranchadas e seguras por um pano quadrado, estampado ou bordado, que se prende com fitas atadas à cintura.
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Igreja de S. Domingos
«Fundada em 1587 por três padres dominicanos espanhóis vindos de Acapulco, no México, esta igreja está ligada à Confraria de Nossa Senhora do Rosário. Aqui foi publicado o primeiro jornal português em solo chinês, "A Abelha da China", em 12 de Setembro de 1822. A torre sineira, na parte posterior do edifício, foi modificada para permitir a instalação de um pequeno Museu de Arte Sacra, que conta com um espólio de cerca de 300 peças». in «RC- Revista de Cultura», nº 15 de Julho de 2005
Labels:
Lugares de Culto,
Macau Património Mundial
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Rua dos Mercadores

«As ruas transversais [à Almeida Ribeiro] estão cheias de lojas chinas, tecidos chinos, farmácias, quinquilharias, lantejoulas, herbanários, restaurantes, casas de jogos e de amor venal, sempre com a mesma congestão de linhas exóticas nas decorações das fachadas, nas suas lacas, nos seus lanternins e nesta pobre multidão indígena, de braços nus e chapéu cónico na cabeça, que circula por toda a parte». Ferreira de Castro. A Volta ao Mundo (1944), in Carlos Pinto Santos e Orlando Neves. De Longe à China. Macau na Historiografia e na Literatura Portuguesas. tomo 3. ICM, 1996
sábado, 17 de novembro de 2007
«Ali ardem lumes misteriosos (...)»

Os altares aos deuses anicham-se pelas paredes, aos cantos do sobrado, sobre as mesas; e até junto ao fogão, onde se guisa o meu jantar, se presta culto a supinas divindades. Misteriosos ritos. São papéis encarnados, contendo cabalísticos dizeres; são figuras de horríveis monstros, coloridas pelas tintas mais surpreendentes, nas disposições mais grotescas, despertando quase o riso, despertando quase o medo, a quem não vive em graça em tal Olimpo. Ali o cozinheiro, em humildes genuflexões de crente, vem depor as suas ofertas, as minhas ofertas, pois sou eu que pago a festa, - ofertas de laranjas, de doces, de chá, de porco assado e de outras iguarias. Ali ardem lumes misteriosos; e frequentemente, pela noite, como agora, se queimam pivetes, círios rubros, resinas e papéis, de tudo emanando um fumo atroz, que invade em torvelinho a casa toda, que chega sem respeito ao sítio onde me encontro, e me sufoca. Paciência! (...)»
Wenceslau de Moraes. «Pau-Man-Chen». Paisagens da China e do Japão. 1906
Wenceslau de Moraes. «Pau-Man-Chen». Paisagens da China e do Japão. 1906
Labels:
Altares,
Crenças,
Lugares de Culto,
Wenceslau de Moraes
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Cozinha Ambulante
Cozinha ambulante, na Rua de Tomé Pires, onde se vende o pato lacado, a febra ou entremeada de porco assada, a galinha escaldada. Simples ou com molho e cebolinho.
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
terça-feira, 13 de novembro de 2007
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)