terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tai Pou Lam: a largas passadas

A Rua de S. Domingos ou Tai Pou Lam (Fotografia de Junho de 2008)

Conhecida, entre os portugueses, por "Rua das Mariazinhas" - nome de uma loja que aí existiu, que vendia principalmente brinquedos - a Rua de S. Domingos, ou antes, o troço que vai do entroncamento da Rua da Palha até à Calçada das Verdades, designa-se, em chinês por Tai Pou Lam, o que significa "a largos passos". Gonzaga Gomes* explica que a rua fora outrora uma via de prédios baixos, bastante batida pelo sol, cujo pavimento escaldante obrigava «os chineses de pés descalços» a atravessá-la em passo de corrida. Daí a razão do nome "a largos passos".
Contudo, esta designação reporta-se apenas ao troço já referido. A Rua de S. Domingos designa-se, em chinês, «Pán Tchéong Tóng Kâi, isto é, a Rua do Templo das Tábuas; provindo esta denominação do facto da primitiva igreja ter sido construída em madeira. Esta igreja é, porém, também conhecida entre os chineses, pelo nome de Mui Kuâi Tóng, o Templo das Rosas».

A designação Tai Pou Lam merece ainda outra explicação, esta ligada à lenda. É também de Gonzaga Gomes, atribuindo-lhe a designação aos "Espectros de Tai Pou Lam"**. A rua «(...) vulgarmente designada pelo povo com o nome de Tái-Pou-Lám ou Tái-Pou-Láp, que significa "galgar a grandes pernadas", querendo com isto dizer que tal via deve ser transitada a largas passadas pois, na época que assim a alcunharam, dizia-se que o indivíduo que ousasse caminhar nela, durante a noite, era infalivelmente alvo duma chuva de grãos de areia e de pedra miúda lançada por mãos desconhecidas, decerto pelas almas penadas que estavam residindo numa das duas ou três casas que existiam naquele remoto local, então considerado como um dos pontos extremos da cidade».

* Luís Gonzaga Gomes. Macau, Factos e Lendas. ICM, 1994
** Luís Gonzaga Gomes. Lendas Chinesas de Macau. Notícias de Macau, 1951

Sem comentários: