segunda-feira, 3 de setembro de 2012

"Fire Crackers" e Panchões

"Fire Crackers" e Panchões
"Os chinezes são um povo essencialmente amigo de tudo que é ruidoso; nas ruas a gritaria é de ensurdecer, porque milhares de pessoas fallam e gritam constantemente; para elles são desconhecidos os sons de uma musica suave, porque só gostam do "forte" e do fortissimo".
Assim para elles não haveria festa completa, se não tivessem descoberto um meio de fazer bulha; inventaram os "fire-crackers", chamados entre nós "fogos da China"; nome que não adoptámos, porque não dá, como a expressão ingleza, uma idéa exacta do que é.
Os "fire-crackers" são pequenas bombas feitas com envolucro de papel, e do tamanho e feitio da metade de um cigarro. Estas pequenas bombas estão ligadas umas ás outras, aos centos e aos milhares; com essa especie de restea envolve-se um mastro erguido no chão, ou suspende-se a restea do ramo de uma arvore; é a isto o que se chama um panchão. Chega-se-lhe fogo, e começa a fuzilaria, que dura ás vezes mais de meia hora, ouvindo-se de espaço a espaço os indispensaveis petardos, a que se vem juntar o estalar de caixas dos mesmos fire-crackers, que se atiram ardendo ao chão.
Um bom chinez, - embora pobre e sem arroz para comer - deixar de queimar fire-crackers por qualquer festa?!... isso nunca!"
J. Heliodoro Callado Crespo. Cousas da China - Costumes e Crenças. Lisboa, Imprensa Nacional, 1898, p. 244

Sem comentários: