domingo, 5 de outubro de 2008

Templo de Fôk Tak Chi

Templo de Fôk Tak Chi na Rua de Tomás da Rosa, em Macau (Setembro de 2008)

Na Horta da Mitra situava-se, antigamente, um templo dedicado aos deuses locais, que foi demolido quando aí se abriram as vias públicas, conforme se lê numa lápide que se encontra no átrio do actual templo de Fôk Tak Chi, o templo da Felicidade e Virtude. Mandado reconstruir, no mesmo local, pelo governador Tomás da Rosa, foi inaugurado em Maio de 1886.

O nome completo deste pequeno templo é Chong Kuok Tou Tei Miu, ou seja, Templo dos Deuses Locais e a sua festa ocorre no oitavo dia da segunda lua.

Em Pagodes de Macau*, o Padre Manuel Teixeira explica:
«O T'ou Tei ou Espírito protector dos lugares rurais não se deve confundir com os Sé Chek, em mandarim Shê Chi, deuses do solo ou das colheitas. O espírito de solo, , era adorado pelos primeiros sábios chineses como culto colectivo - os cinco Espíritos Terrestres das Montanhas e Florestas; dos Rios e Lagos; dos Planaltos e Colinas; dos Terraplanos e Diques; e das Correntes e Pântanos. O controla vastas porções do território, como uma perfeitura, sub-perfeitura ou até uma província, ao passo que o Tou Tei limita a sua jurisdição a uma pequena área, como uma povoação, gruta, canal, campo ou montanha.
É, pois, o deus do local, do bairro ou de toda uma aldeia».

*Padre Manuel Teixeira. Pagodes de Macau. Direcção dos Serviços de Educação e Cultura, 1982
(obra digitalizada na Biblioteca Digital do Centro Científico e Cultural de Macau)

Sem comentários: