sexta-feira, 11 de junho de 2010

Couto Viana (1923-2010)

Morreu mais um poeta de Macau. António Manuel Couto Viana.
Poeta, contista, ensaísta, dramaturgo, encenador, actor. Autor de livros para crianças.
Viveu em Macau entre 1986 e 1988, onde exerceu funções no Instituto Cultural. De Macau, deixou-nos No Oriente do Oriente (1987), Até ao Longínquo China Navegou (1991); Não há outra mais Leal (1991).

Na pousada de Mong Há

Pousada repousada na frondosa
Colina entre colunas de betão,
Gruta em que me foi grata a inspiração
E onde amei Macau em verso e prosa:

- Obrigado! Toché!, p'la gentileza
Com que me recebeste a soledade,
Me abriste a cama e me puseste a mesa
E me foste família e amizade!

Memorial de mim, em cada muro
Grava os versos do fim em que me vês;
- Aqui viveu enquanto foi futuro,
O último poeta português!

António Manuel Couto Viana. "Na Pousada de Mong Há". Antologia de Poetas de Macau. 1999

Biografia de Couto Viana (Sociedade Portuguesa de Autores)

Sem comentários: