quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ano Novo Chinês - Fotografias de José Neves Catela

Mercado de Flores no Ano Novo Lunar
Bancas de venda de produtos para o Ano Novo Lunar

Fotografias de José Neves Catela (anos 30-40 do século XX) do catálogo da exposição Macau. Memórias Relevadas, Museu de Arte de Macau, 2001

José Neves Catela nasceu em Alpiarça, Ribatejo, em 1902 e faleceu no Hospital de S. Rafael, em Macau, apenas com 49 anos, em 1951.
Chegou a Macau em 1925, como oficial da Marinha Mercante Portuguesa, para comandar uma embarcação que efectuava a ligação entre Macau e Saigão. Com a mudança de bandeira dessa embarcação, Catela ingressa nas Obras Públicas, nos serviços de Obras do Porto e Propaganda.
Foi fundador do Círculo Cultural de Macau, onde chefiou a secção de fotografia. Desenvolveu uma intensa actividade ligada à fotografia, não apenas no Círculo Cultural, mas como repórter fotográfico, colaborando com diversos jornais e revistas inglesas e americanas.
"Catela fotografou a cidade de Macau nas suas múltiplas dimensões: o património, as gentes e os costumes, conservando assim em imagens de prata as características da cidade que habitou e amou" (Margarida Saraiva, no catálogo da exposição).
A "Foto Arte Capela" ficava situada na Rua do Conselheiro Ferreira de Almeida, no nº 89-A.

Sem comentários: