sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Macau de Henrique de Senna Fernandes: A loja do A-Chai na Rua da Palha


"(...) Na Rua da Palha, quase na embocadura para a Rua de S. Domingos, abria-se a popular loja do A-Chai que satisfazia fielmente a freguesia macaense, no domínio do paladar e da lambarice desta.
Vendia balichão, peixe esmargal e limão de Timor tratado, todos de fina qualidade, condimentos imprescindíveis para acompanhar as iguarias de Macau. O café de Timor, em grão ou em pó, cujo aroma embriagava. Latas de perada e goiabada e potes de barro do doce da camalenga (abóbora), de confecção caseira.
Manhã cedo, aglomerava-se um pequeno ajuntamento à espera dos tabuleiros de chilicotes, uma especialidade da casa, que vinham estaladiços e quentinhos directamente do forno e se esgotavam num abrir e fechar de olhos. Chegavam também rissóis e pães recheados, mas não tinham a voga dos chilicotes. Também vendia gostosa bolacha-manteiga, doce ou salgada, mas eu sempre preferi a que se vendia na Padaria Vo-Long, à Rua do Campo. O que a minha glutonice apreciava e tem saudades de crescer a água na boca, era do pão-de-casa, fofo e doirado, do fula-fula do A-Chai, um bolo de grãos de arroz tostado, em forma de cubo, amarelado com a doçura da calda de jagra. E também das broinhas de Macau, loiras e aveludadas, a desfazerem-se na boca, que nada têm que ver com as broas de Portugal (...)".
Henrique de Senna Fernandes. "Rua das Mariazinhas", in Mong-Há. Instituto Cultural de Macau, 1998

Sem comentários: