sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vila de Coloane: Rua dos Navegantes

A Rua dos Navegantes. Coloane, Maio de 2012


A Rua dos Navegantes, na Vila de Coloane, liga o Largo do Matadouro ao Largo do Cais. Nela fica situado o pequeno templo de Sam Seng, dedicado a três divindades: a Kun Iam, a deusa da Misericórdia, a Kam Fá, a deusa das flores douradas, protectora das mulheres e das crianças, e a Va Kuong, o deus do Fogo e patrono da ópera chinesa. 
Do lado do rio, as casas - espécie de palafitas - apoiadas em estacas, avançam pela água. Na rua, e também no Largo do Cais, dois ou três estabelecimentos de venda de peixe e marisco seco e salgado. Há também uma pequena mercearia. Numa porta, encerrada, perdura uma placa que nos indica que em tempos esteve ali um dos "lanes" de peixe ("lanes" ou "lán" são estabelecimentos que se destinam a servir de depósito de géneros alimentícios - fruta e legumes, peixe e marisco, etc. - e à sua venda por grosso).
À porta de uma das casas, um cão dorme. De dentro, chega-nos o ruído das pedras do mah jong. Ali joga-se, mas, mais à frente, há quem prefira colocar a cadeira no passeio, cavaquear com o vizinho ou simplesmente ler o jornal. 

 
Coloane, Maio de 2012


Sem comentários: