sexta-feira, 16 de julho de 2010

A fortaleza 1º de Dezembro


Legenda: Barracks & Port, Macao. Edição: Union Postale Universelle.
Data: Cerca de 1890
A Bateria 1º de Dezembro, o Quartel de S. Francisco e o Clube Militar


19 de Setembro de 1883
(...)
Empreguei o dia em diligências para activar os estudos, e depois de jantar dirigi-me a pé à bateria 1º de Dezembro, fortaleza que foi construída e artilhada pelo visconde de S. Januário com duas ou três Krupps que varrem ao lume de água a passagem entre Macau e a Ilha da Taipa.
Goza-se dali uma vista esplêndida. Para um lado a costa recortada de restingas e rochedos graníticos; para o outro a graciosa curva da Praia Grande a terminar na Fortaleza do Bom Porto, ou Bom Parto, e, ao longe, a fechar o horizonte, uma série de ilhas, apresentando um perfil dentelado e pitoresco. A formosa enseada e todo o mar, onde cruzam numerosas lanchas chinesas iluminadas pela luz avermelhada do sol poente, rematam o harmonioso quadro.
Adolfo Loureiro. No Oriente, de Nápoles à China. in Carlos Pinto Santos e Orlando Neves. De longe à China. Macau na Historiografia e na Literatura Portuguesas. Tomo II. ICM, 1998


A Fortaleza de S. Francisco, construída em 1623, constituía a primeira linha de defesa em caso de ataque marítimo, devido à sua localização, no extremo da Praia Grande, fronteira à ilha da Taipa. Ampliada em 1629, cujas obras deram-lhe "a forma que manteria com pequenas alterações até meados ou mesmo à segunda metade do século XVIII" (1), foi reformada em 1864, "tornando-se mais regular, com dois baluartes redondos situados nas muralhas, a Leste e Oeste, e com baterias triangulares mais baixas(2). Em 1872, quando da construção da Bateria 1º Dezembro (assim designada por que iniciada nesse dia), construiu-se uma ligação subterrânea entre a fortaleza e a bateria. Tanto a bateria como a passagem subterrânea desapareceram em 1931-32, quando dos aterros da Praia Grande.
_______
(1) e (2) Pedro Dias. A Urbanização e a Arquitectura dos Portugueses em Macau, 1557-1911. Portugal Telecom, 2005

2 comentários:

Unknown disse...

a bateria foi demolida em 1931-32

MJ disse...

Obrigada pela correcção.