sexta-feira, 23 de maio de 2008

O templo de Tin Hau na Rua dos Pescadores

Templo de Tin Hau na Rua dos Pescadores. Macau, Maio de 2008


É um pequeno templo dedicado à Deusa Tin Hau, a Deusa do Céu, situado na rua dos Pescadores, no topo de uma colina junto ao reservatório de água de Cacilhas. Construído em 1865 e reconstruído em 1987, o templo possui um pequeno pavilhão que alberga a imagem da deusa do Céu.
«Certa é a conotação deste recinto a acontecimentos estranhos», afirma Leonel Barros*, que conta como este pequeno templo, protegido pela deusa Tin Hau, escapou à fúria de um violento tufão, quando, na véspera, e depois de uma tarde escaldante de Verão, os residentes da zona ouviram, vindo do templo, estranhos lamentos e gemidos. Alarmados, resolveram abandonar a zona e procurar refúgio num local mais seguro. Uma mulher «de plena fé recusou-se a sair», permanecendo no templo durante a passagem do tufão.
«Apenas o templo de Tin Hau, situado no topo de um pequeno outeiro, escapou ileso à fúria da tempestade que, no entanto, devastou todo a vegetação que o rodeava». Os que escaparam à tempestade - entre eles a mulher que se refugiara no templo - acreditaram que «os ruídos e as vozes que se ouviram na noite anterior eram sinais de aviso da deusa Tin Hau para a desgraça que aí vinha».


Rede do Património Cultural de Macau: Templo de Tin Hau

*Templos, Lendas e Rituais - Macau. Edição da Associação Promotora da Instrução dos Macaenses (APIM), 2003


Sem comentários: