Igrejas e capelas de Macau



Macau

  1. Capela de S. Tiago
    Pousada de S. Tiago da Barra - Macau
    Construída em 1740, no Forte da Barra (actualmente, Pousada de S. Tiago da Barra)

  2. Ermida de Nossa Senhora da Penha de França (Património Cultural)
    Colina da Penha
    Foi edificada em 1622 e reconstruída em 1837. O actual edifício data de 1934-35 e veio substituir a primitiva ermida. É também conhecida por Capela de Nossa Senhora do Bom Parto, por ter sido construída junto ao baluarte do mesmo nome. Junto à capela, mais em baixo, encontra-se a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, construída em 1908.

  3. Igreja de S. Lourenço (Património Mundial)
    Rua de S. Lourenço - Macau
    Uma das mais antigas igrejas de Macau, construída provavelmente entre 1558 e 1560. Reconstruído por diversas vezes, o actual edifício, de estrutura neoclássica e onde se insinuam elementos do barroco, é formado por duas torres quadradas, contendo uma o sino e outra o relógio.
    Era conhecida, entre os chineses, por igreja dos Ventos de Navegação Calma – Feng Shun Tang – ou igreja do Vento Favorável – Feng Song Tong, designações atribuídas em tempos antigos, quando da sua escadaria ainda se avistava o mar e nela se juntavam as famílias dos marinheiros enquanto aguardavam o seu regresso.
  4. Igreja e Seminário de S. José (Património Mundial)
    Rua do Seminário
    Concluída em 1758, a Igreja de S. José constitui um modelo exemplar de arquitectura barroca na China, com a sua fachada com motivos em relevo pintados a branco sobre o fundo amarelo e, no interior, os altares ricamente ornamentados. Junto a um dos altares
    laterais, e colocado num relicário, está um pedaço de osso do braço de S. Francisco Xavier, relíquia que se encontra em Macau há mais de trezentos anos e que fazia parte do espólio da Igreja da Madre de Deus (S. Paulo).

  5. Igreja de Santo Agostinho (Património Mundial)
    Largo de Santo
    Agostinho
    Fundada em 1591 por frades agostinhos espanhóis vindos de Manila, a igreja foi construída originalmente em madeira e palha. Conta-se que, devido aos ventos fortes e à chuva, os frades cobriam, frequentemente, as áreas danificadas com folhas de palmeira o que, na imaginação da população chinesa, fazia lembrar as barbas de um dragão. Chamavam-lhe, por isso,
    Long Song Miu, ou seja, templo do Dragão Barbudo. Mantém a tradição de organizar a procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos, procissão católica que ocorre no primeiro domingo de Quaresma, em que a imagem de Cristo é levada da Igreja de Santo Agostinho até à Sé, onde permanece uma noite de vigília, regressando, no dia seguinte, domingo, à igreja de Santo Agostinho, percorrendo a Via Dolorosa.


  6. Igreja de S. Domingos ou do Convento dos Dominicanos de Nossa Senhora do Rosário (Património Mundial)
    Largo de São Domingos
    Foi fundada em 1587, por dominicados espanhóis ligados à Confraria de Nossa Senhora do Rosário. A primitiva igreja levantada pelos dominicanos espanhóis era de madeira e os chineses chamavam-lhe Pan Cheung Miu (Pagode das tábuas de madeira)» (P. Teixeira: IV Centenário dos Dominicanos em Macau). O actual edifício, construído por dominicanos portugueses, apresenta a sua fachada pintada de amarelo, decorada com frisos brancos e as janelas de persianas de cor verde-escuro. O interior, também pintado a amarelo e branco, é composto por uma nave principal e duas laterais e, no altar-mor, ladeando Nossa Senhora do Rosário e o Menino, encontram-se as imagens de São Domingos e de Santa Catarina de Sena, uma das padroeiras de Macau. Em 1928, inaugurou-se, nesta igreja, a devoção de Nossa Senhora de Fátima, cuja procissão, a 13 de Maio, ainda hoje se realiza.

  7. Igreja de S. José (Património Mundial)Rua do Seminário
    A Igreja e o Seminário situam-se num local que, até meados do século XIX, era conhecido por Mato Mofino, sítio doado pelo Senado de Macau à Companhia de Jesus em 1730, para nele construírem o Seminário. A igreja, concluída em 1758, é exuberante e constitui um modelo exemplar de arquitectura barroca na China, com a sua fachada com motivos em relevo pintados a branco sobre fundo amarelo e, no interior, os altares ricamente ornamentados. Junto a um dos altares, encontra-se um relicário com um pedaço de um osso de um braço de S. Francisco de Xavier, relíquia que se encontra em Macau há mais de trezentos anos.

  8. Igreja de Santo Agostinho (Património Mundial) Largo de Santo Agostinho
    Fundada em 1591, por frades agostinhos espanhóis vindos de Manila, foi construída, originalmente, em madeira e palha. Conta-se que, em épocas de ventos fortes e chuvas, os frades cobriam as áreas danificadas com folhas de palmeiras, o que fazia lembrar, aos chineses, as barbas de um dragão. Por isso, era conhecida, entre os chineses, por Long Song Miu, ou seja, a igreja ou templo do Dragão Barbudo. Mantém a tradição de organizar a procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos, que ocorre no primeiro domingo de Quaresma. A imagem de Cristo é levada de Santo Agostinho até à Sé, na qual permanece uma noite de vigília. Regressa, no dia seguinte, domingo de Quaresma, à igreja de Santo Agostinho, percorrendo a Via Dolorosa.

  9. Igreja da Sé (Património Mundial)  Largo da Sé
    O edifício actual foi inaugurado em 1851 e é da autoria do arquitecto macaeense Tomás de Aquino. No entanto, a primitiva catedral era uma pequena ermida construída em taipa, provavelmente no mesmo local onde se encotra actualmente.

  10. Igreja da Madre de Deus - Ruínas de S. Paulo (Património Mundial) Largo da Companhia de Jesus
    A fachada da Igreja da Madre de Deus, em conjunto com as ruínas do antigo Colégio de S. Paulo, constitui parte do complexo conhecido por Ruínas de  S. Paulo.  De traçado barroco-maneirista ou pré-barroco, com afinidades a outros templos da Companhioa de Jesus, como o de Goa,a fachada da igreja apresenta-se carregada de simbolismo e de uma profusão de elementos decorativos de influência europeia e asiática.

  11. Igreja de S. Lázaro ou de Nossa Senhora da Esperança (Património Cultural) Calçada da Igreja de S. Lázaro
    Começou como ermida do hospital dos leprosos fundado, em 1568,  pelo primeiro bispo de Macau D. Melchior Carneiro. Situava-se, então, fora das muralhas da cidade, num bairro onde residia grande parte da população chinesa cristã. Foi reconstruída e ampliada por diversas vezes e o actual edifício data de 1886. Foi de novo reconstruída, em 1967, tendo sido aumentada com duas novas alas. No adro da igreja encontra-se uma cruz de granito, pertencente à primitiva igreja, com a seguinte inscrição: "Cruz da Esperança. Ano 1637".

  12. Capela do Cemitério de S. Miguel Arcanjo Estrada do Cemitério
    Construída em 1875 no cemitério católico de São Miguel Arcanjo.

  13. Capela da Guia (Património Mundial) Fortaleza da Guia - Colina da Guia
    Fundada por freiras clarissas e dedicada a Nossa Senhora da Guia, padroeira dos navegantes, encontra-se situada junto ao farol no interior da Fortaleza da Guia. A sua fachada é simples, com frontão triangular que assenta sobre pilastras pintadas de amarelo em fundo branco. No interior, destacam-se as pinturas murais cujos temas incluem figuras de inspiração cristã a par de imagens de influência chinesa.

  14. Igreja de Santo António (Património Mundial)Largo de Santo António
    É conhecida entre os chineses por Fa Vong Tong, ou seja, igreja das flores, por ser nela que se celebravam os casamentos da comunidade portuguesa. É uma das mais antigas de Macau, eventualmente a primeira a ser fundada, provavelmente em 1557. Foi inicialmente construída em bambu e madeira e reconstruída por diversas vezes, mas a actual fachada, neoclássica e encimada por um frontão, apenas com uma torre sineira de um dos lados, foi renovada em 1930.

  15. Capela do Cemitério Protestante (Património Mundial) Largo Luís de Camões
    Encontra-se localizada no cemitério protestante efoi construída em 1821. É conhecida por "Capela Morrison", em homenagem a Robert Morrison (1782-1834), autor do primeiro dicionário chinês-inglês e da primeira tradução da Bíblia para chinês.
     
  16. Igreja de Nossa Senhora de Fátima Rua de Lei Pou Chôn
    Construída em 1968, serve a comunidade católica do Bairro de Tamagnini Barbosa e de toda a zona Norte da cidade. Uma escadaria larga conduz à igreja, cujas paredes laterais são decoradas por painéis de vitral. Possui uma torre quadrada com dois sinos.

  17. Igreja de S. José Operário Rua da Tribuna - Bairro de Iao Hon
    Inaugurada no 1º de Maio de 1999, é dedicada a S. José Operário, santo padroeiro da missão católica chinesa, dos trabalhadores, sobretudo dos carpinteiros, das famílias e dos pais adoptivos.

  18. Capela de S. Francisco de Xavier Rua de Francisco Xavier Pereira
    Construída em 1951, situa-se junto à Colina de Mong-Há



    Taipa
  19. Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Património Cultural) Largo do Carmo
    Também designada por igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo, foi construída em 1885 para servir a comunidade católica residente na ilha da Taipa. No adro existe um cruzeiro, provavelmente anterior à construção da igreja.


    Coloane
  20. Igreja de S. Francisco de Xavier (Património Cultural) Largo Eduardo Marques
    Construída em 1928 para servir a pequena comunidade católica da ilha de Coloane, é dedicada a S. Francisco de Xavier, padroeiro dos missionários. A fachada amarela e branca apresenta-se decorada com lanternas vermelhas, letreiros também a vermelho com caracteres chineses pintados de amarelo, as janelas decoradas com elementos onde predominam as cores predilectas dos chineses: o vermelho da felicidade, o verde da longevidade e o amarelo da prosperidade. Aqui estiveram guardadas algumas relíquias: um osso do úmero do braço direito de S. Francisco de Xavier (actualmente, na Igreja de S. José) e as ossadas dos mártires japoneses e vietnamitas (que se encontram, actualmente, guardadas no Museu de Arte Sacra, nas Ruínas de S. Paulo).

  21. Igreja de Nossa Senhora das Dores Colina de Ka-Hó
    Localizada no topo da colina de Ka Hó, junto às ruínas da antiga leprosaria, a igreja foi construída em 1966 e contou com a colaboração de dois escultores italianos, Francisco Messima e Oseo Acconci.