Templos de Macau

Macau
Ma Kok Miu ou Templo da Barra (Património Mundial) 
Largo do Pagode da Barra. 
Localizado à entrada do Porto Interior, o templo de A-Má ou Ma Kok Miu, também designado por Templo da Barra, é dedicado à deusa Neang-Ma ou A-Má ou Tin Hau (a Deusa dos Céus), deusa protectora dos navegantes. Originalmente, era um pequeno santuário, erigido no início da dinastia Ming (1368-1644), mas a actual estrutura data do reinado de Wan Li (1573-1621), e foi restaurado em 1828. É composto por três conjuntos de pavilhões edificados no meio de rochedos e de árvores. Consagrado a diversas divindades, integra elementos do tauismo, do budismo e do confucionismo.
Existem várias lendas associadas à deusa A-Má e ao próprio templo, tais como a lenda da Rocha Tái Ut ou a da Colina do Vento e do FogoA festividade em honra da Deusa A-Má realiza-se no 23º dia do 3º mês lunar (em 2010, a 6 de Maio).






Kong Tac-Lam
Rua de S. José. 
Construído em 1931, foi o primeiro mosteiro busdista para mulheres em Macau.

Fôk Tak Chi ou Templo da Felicidade e Virtude
Rua da Barca da Lenha. 
Dedicado a Tou Tei, o Deus da Terra, possui apenas uma pequena divisão que alberga ainda outras duas divindades: Long Mou, a Mãe do Dragão, a deusa que ouve todas as preces, excepto a concessão de riquezas, e Choi Pak, o deus da prosperidade e da riqueza.

Sam Kai Vui Kun ou Templo de Kuan Tai (Património Mundial) 
Rua Sul do Mercado de S. Domingos. 
Fica no centro da cidade, junto ao Largo do Senado e ao Mercado de S. Domingos, numa zona antigamente de fronteira entre a "cidade cristã" e o "bazar" ou "cidade chinesa". O templo, construído em 1750, encontra-se ligado à Associação das Três Ruas, fundada pelos moradores das três primeiras ruas de comércio (as ruas dos Ervanários, das Estalagens e dos Mercadores), a mais antiga associação chinesa que se instituiu na cidade. É o principal santuário dedicado a Kuan Tai, o deus da Guerra e da Riquezas, uma das divindades mais veneradas em Macau. Kuan Tai, que se encontra presente em quase todos os templos e nos pequenos altares espalhados pelas ruas da cidade, é ainda adorado como deus da literatura.

Fôk Tak Chi
Travessa da Porta
Pequeno templo localizado na Travessa da Porta, já perto da Rua dos Mercadores. Possui apenas uma câmara com um altar e mesa de sacrifício.

Templo de Na Tcha (Património Cultural)
Calçada das Verdades.
Dedicados a Na Tcha, o deus criança, existem, em Macau, dois pequenos templos. Um situado na Calçada das Verdades e o outro junto às ruínas de S. Paulo.
O templo localizado na Calçada das Verdades, foi construído no princípio da dinastia Qing (1644-1912) e reconstruído em 1898. Possui a particularidade do edifício ter apenas uma única parede, sendo a cobertura suspensa por colunas de pedra. 
Na Tcha é um deus-criança e patrono das crianças. Protege-as contra doenças e espíritos malignos. A sua imagem - uma criança com uma argola dourada na mão e rodinhas nos pés - reproduz a história que se conta dele enquanto humano, uma criança traquinas e irrequieta, que os pais se viam obrigados a mantê-lo preso a uma argola, mas da qual fugia sempre a correr tão depressa que parecia ter rodinhas nos pés. 
Festividades: as festividades em sua honra realizam-se no 18º dia do 5º mês lunar.  Lendas associadas: Na Tcha, o deus criança traquina.

Templo de Na Tcha (Património Mundial)
Calçada de S. Francisco de Xavier
Também dedicado a Na Tcha, o templo foi construído em 1888, junto às ruinas da antiga igreja da Madre de Deus. O edifício é formado por uma única divisão e por um alpendre que dá acesso ao santuário.  
Festividades: afestividades em sua honra realizam-se no 18º dia do 5º mês lunar. Lendas associadas: Na Tcha, o deus criança traquina.

Templo de Nuwa
Rua das Estalagens
Pequeno templo dedicado a Nuwa ou Nugua, a deusa criadora da Humanidade.

Fok Tak Chi ou Templo da Felicidade e Virtude
Rua Tomás da Rosa
Também conhecido por Templo dos Deuses Locais - Chong Kuok Tou Tei Miu, foi demolido quando se abriram as vias públicas na Horta da Mitra e mandado reconstruir, no mesmo local, em 1886. As festividades em honra de Tou Tei, o deus da terra, realizam-se no 2º dia do 2º mês lunar (em 2010, a 17 de Março).

Templo de Lou Pan Si Fu (Património Cultural)
Rua da Cal
Dedicado a Lou Pan, patrono dos carpinteiros, pedreiros e pintores da construção civil, por isso também conhecido por Mestre dos Três Ofícios. É também patrono dos operários e artesãos dos estaleiros de construção naval (juncos, sampanas e tancares), cuja associação, a Seong Ka Hong, gere o templo situado na Rua Camilo Pessanha.
Lou Pan foi um conceituado mestre carpinteiro da corte imperial. A ele atribuem-lhe a invenção de muitos dos intrumentos relacionados com a construção, como plainas, réguas e esquadros, alavancas ou fios de prumo, como também lhe atribuem a invenção do sistema de encaixe, sem recurso a pregos, de traves e colunas de madeira.

Templo de Tin Hau (Património Cultural)
Rua dos Pescadores
Dedicado à deusa Tin Hau ou A-Má, o templo fica situado no cume de uma pequena colina junto ao reservsatório de águas de Cacilhas e foi construído em 1865, quando o local ficava ainda junto ao mar e era habitado por pescadores. Associada ao templo, uma lenda conta como o templo escapou à fúria de um tufão graças à protecção da deusa Tin Hau.

Pau Kong /Tai Soi Miu e I Leng Miu / Loi Chou Sin Yun
Rua da Figueira
Conjunto de três templos, dos quais o mais importante é o de Pau Kong (Património Cultural), construído em 1889 e dedicado a Pau Kong, deus da Justiça; diz uma lenda que, antes do nascimento de Pau Kong, um espírito trocou-lhe a cara, que era formosa, por uma preta e terrível como se tivesse sido assombrado por um raio. Por essa razão Pau Kong é conhecido por “deus dos raios”, divindande do panteão tauista. Na capela ao lado da de Pau Kong fica a de Kun Iam, que alberga ainda Kam Fa, a Flor Dourada, deusa protectora das crianças, das parturientes e das jovens mães. À esquerda, e sem comunicação interior, o Tai Soi Miu e I Leng Miu, dedicado a I Leng, o deus da Medicina e aos 60 Tai Soi. No interior do templo, numa espécie de corredor, e em bancadas colocadas junto às paredes laterais, encontram-se os 60 Tai Soi, trinta de cada lado. Ao lado, no mesmo alinhamento, o templo de Loi Choi, o Loi Chou Sin Yun. Patrono da medicina chinesa, Loi Chou foi um famoso médico, a quem se atribuem curas milagrosas, tendo sido divinizado após a sua morte.

Choc Lam Si ou Templo do Bosque de Bambu
Estrada Coelho do Amaral
Com diversos pavilhões dedicados aos mortos, repleto de gavetas com as cinzas dos defuntos e as respectivas fotografias, o templo encontra-se associado às cerimónias do culto dos mortos. 
Festividades: Ching Ming

Templo de Lou Pan 
Rua Camilo Pessanha
Gerido pela Seong Ka Hong, a associação dos dos operários e artesãos dos estaleiros de construção naval (juncos, sampanas e tancares), o templo, tal como o da Rua da Cal, é dedicado a Lou Pan,  também conhecido por Mestre dos Três Ofícios.

Hong Kung Miu ou templo do Bazar (Património Cultural) 
Largo do Pagode do Bazar 
Foi construído ca. de 1860 e é dedicado a Hong Kung, Hung Seng (deus dos mares) e a Hua Tuo (deus da medicina). Uma lenda encontra-se associada à divinização de Hong Kong, cuja festividade realiza-se no 6º dia da 7ª lua (15 de Agosto).















Lin Fong Miu. Macau, 2010




Lin Fong Miu ou templo do Lótus (Património Cultural) 
Avenida do Almirante Lacerda 
Construído provavelmente durante a dinastia Ming (1368-1644), o Lin Fong Miu é dedicado a Tin Hau e a Kun Iam. À construção do templo está associada uma lenda, que remonta ao tempo em que Mong-Há era uma pequena aldeia de pescadores e agricultores, também conhecida por "aldeia das várzeas do dragão".

Lin Fong Miu. Macau, 2009














Templo de Sin Fong 
Travessa de Coelho do Amaral
Dedicado a Sin Fong, o templo foi construído provavelmente no século XIX.

Kun Iam Tchai (ou Pequeno Kun Iam) e Seng Vong Miu (Património Cultural) 
Avenida do Coronel Mesquita
O Kun Iam Ku Miu, também designado por Pequeno Kun Iam ou Kun Iam Tchai, foi o primeiro santuário edificado em Mong Há em honra da Deusa da Misericórdia e era inicialmente um pequeno nicho que abrigava a imagem da deusa. Ligado a este, um outro templo dedicado a Seng Vong, o Espírito Protector da Cidade de Macau.  
Festividades: Kun Iam Hói Fu - No 26º dia do primeiro mês lunar, há festa nos templos dedicados a Kun Iam, quando a deusa abre os cofres e empresta dinheiro aos seus crentes.

Kun Iam Tong (Património Cultural) 
Avenida do Coronel Mesquita
 O actual Kun Iam Tong foi construído em 1627 no local onde já existia desde o reinado de Wan Li (1573-1620) o mosteiro de Pou Tchai Sin Un. 
Festividades: Kun Iam Hói Fu

Lin Kai Miu (Património Cultural) 
Travessa da Corda
Construído cerca de 1830, reconstruído e ampliado entre 1875 e 1908, o templo de Lin Kai  é dedicado a várias divinidades: a Choi Bak, o Deus da Riqueza, a Va Kuong, o Deus do Fogo, a Kun Iam, a Deusa da Misericórdia, a Kuan Tai, o Deus da Guerra e das Riquezas, aos Tai Soi, os deuses do Ano, aos Dezoito Loahans ou Arahats.


Taipa
 Templo de Kun Iam (Património Cultural) 
Rocha de Kun Iam, junto à Universidade 
Construído ca. 1871. Dedicado a Kun Iam, cujo altar foi construído sob a rocha. 


Templo de Kun Iam (Património Cultural) 
Rua Direita de Carlos Eugénio
Construído em 1902.
Templo de I Leng (Património Cultural) 
Rua Direita de Carlos Eugénio
Construído em 1900, o templo de I Leng, também conhecido por Ka Sin Tong, é dedicado a I Leng, Deus da Medicina. 


Templo de Sam Po (Património Cultural) 
Rua Fernão Mendes Pinto
Construído sobre uma rocha, em 1845. Reconstruído em 1858 e renovado em 1864. O templo é dedicado a Sam Po, terceira irmã da deusa Tin Hao (Deusa do Céu). 
Templo de Pak Tai (Património Cultural) 
Largo do Camões
Construído ca. de 1844, também designado por Palácio do Soberano do Norte ou dos deuses do Norte. Presta-se culto a Kam Fá, a deusa das flores douradas, protectora das mulheres e das crianças, a Choi Pak, o deus da riqueza ou da sorte, a Wá Kuong, o deus dos impossíveis, entre outras divindades.
Lenda associada: Pak Tai foi um príncipe imortalizado pela sua coragem, nomeado comandante das 12 legiões celestes com o fim de impedir que um Rei-Demónio devastasse a Terra.
Festividades: aniversário de Pak Tai no 3º dia da 3ª lua

Templo de Tin Hau (Património Cultural) 
Largo Tamagnini Barbosa
O templo é dedicado à Deusa Tin Hau, ou Á-Má, a Deusa dos Céus. 

Templo de Kuan Tai ou Mou Tai (Património Cultural) 
Povoação de Cheoc Ka
Construído entre 1662 e 1723 e dedicado a Kuan Tai, deus da guerra, da lealdade e da bravura, o templo de Kuan Tai é composto por dois pavilhões, um do deus guerreiro, o outro com a deusa Tin Hau

Mosteiro de Pou Tai 
Estrada de Lou Lim Ieoc e Rua do Minho
Construído em 1925, o Pou Tai Une compõe-se de diversos pavilhões, tais como o pavilhão dos Três Budas Preciosos, um pavilhão dedicado a Pak Tai,  outro a Kun Iam, o pavilhão dos Mortos, etc. 




Coloane 
Templo de Kun Iam (Património Cultural) 
Aldeia de Ka-Ho
Construído em 1881 e reconstruído em 1907. Com apenas um corpo, é dedicado à deusa da Misericórdia.  

Templo de Tam Kong (Património Cultural) 
Largo Tam Kong Miu
Construído em 1862, o Tam Kong Miu é dedicado ao deus criança Tam Kong, protector dos pescadores e marítimos. 
Lenda associada: mesa redonda 
Festividades: aniversário de Tam Kong, no 8º dia da 4ª lua. 


Templo de Tin Hau (Património Cultural) 
Avenida da República
Construído provavelmente em 1677, embora a data de 1763 se encontre gravada num sino de bronze. Para além da deusa Tin Hau, outras divindades são veneradas neste templo: Kuan Tai, deus da Guerra e das Riquezas, Lu Ban, deus dos Carpinteiros, Choi Bak, deus da Riqueza e Hua Tuo, deus da Medicina.
Templo de Sam Seng Kuong (Património Cultural) 
Rua dos Navegantes
Construído em 1865 para albergar Kam Fa, a deusa protectora das crianças, Kun Iam, a deusa da Misericórdia e Va Kuong, o deus do Fogo.

Templo de Kun Iam (Património Cultural) 
Rua do Meio
Construído em 1800 e reconstruído em 1839. Possui uma única câmara dedicada à deusa da Misericórdia. 

Templo de Tai Wong (Património Cultural) 
Povoação de Hac Sá
Anterior a 1902, o templo de Tai Wong possui apenas uma câmara.