quarta-feira, 26 de abril de 2006

O templo de Tam Kung, em Coloane

Templo de Tam Kung (Tam Kung Miu), Coloane. Março de 2006


Um deus criança, protector dos pescadores e das gentes ligadas às fainas do mar, Tam Kung destaca-se pelas suas qualidades sobrenaturais, entre elas a de poder controlar o tempo, fazer chover abundantemente ou, ao invés, acalmar as tempestades.
O seu templo, em Coloane, que se situa num dos extremos da avenida marginal, foi construído em 1862 e encontra-se a cargo da Associação de Beneficência «Quatro Pagodes», de Coloane. Nas comemorações do seu aniversário - no oitavo dia da quarta lua do calendário lunar chinês -, no espaço que defronta o templo, ergue-se uma vasta construção, na qual se realizam espectáculos de ópera, danças dos leões e, ainda, uma procissão; as receitas do espectáculo destinam-se à referida Associação.
No interior do templo, num pequeníssimo pátio, existe uma pintura, em baixo relevo, de um tigre, animal que acompanha o deus, sempre que este sai de casa. Numa outra divisão, encontra-se um barco-dragão, oferta dos pescadores. Com cerca de três metros de comprimento, o barco, com a sua cabeça de dragão e a respectiva cauda, inclui os remadores, um gongo e um tambor, um estandarte e um guarda-sol.
Conta uma lenda que, um dia, a mãe do jovem Tam Kung sonhou que tinha visto, algures na ilha, uma mesa redonda com sete bancos, tudo em ouro. Ao acordar, foi a correr ao local, mas nada encontrou. Desesperada, a boa da mulher quase que enlouquecia. Então, Tam Kung, perante o estado da mãe, mandou construir uma mesa redonda, com os sete assentos, tudo em pedra. Levou a mãe ao local e tranquilizou-a, dizendo: «Aqui está a mesa do seu sonho, a única diferença é que a mesa e os assentos são de pedra e não de ouro». Não sei se a mãe de Tam Kung se curou da sua loucura, mas o que é certo é que a mesa redonda e os respectivos assentos se encontram num dos terraços do templo.

Sem comentários: