quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Uma arte tradicional de Macau: escultura de ídolos sagrados

A "Escultura de Ídolos Sagrados de Macau" encontra-se, desde Junho deste ano, inscrita na Lista do Património Cultural Intangível da China, arte tradicional que passou de geração em geração ao longo de quase cem anos.
«A origem do ofício de esculpir ídolos sagrados prende-se com as crenças religiosas populares, nomeadamente dos pescadores. Das imagens mais simples e despojadas até às grandiosas representações de Buda, o ofício passou por diversas fases de desenvolvimento» (in Catálogo da Exposição), tendo atingido níveis técnicos bastante avançados, embora conservando as características estéticas e as tradições locais da arte de esculpir, de aplicar laca ou folha de ouro. De uma produção centrada em pequenas imagens de madeira, o ofício desenvolveu-se até à criação de estátuas de Buda, como a que se encontra no mosteiro budista Miu Fat de Hong Kong.

A exposição "Trabalhos com Engenho - Esculturas de Ídolos Sagrados de Macau", que apresenta mais de 80 peças, ferramentas e dados históricos, encontra-se aberta ao público, no Museu de Macau, até 5 de Abril de 2009.

Sem comentários: