quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Jardim de Lou Kau

O Jardim de Lou Kau ou Lou Lim Ieoc em 1908.
Fotografia publicada na Illustração Portugueza de 14 de Dezembro de 1908

Foi Lou Chéok Chi (1837-1906), mais conhecido por Lou Kau, abastado comerciante que em 1870 se fixou em Macau, que mandou construir, nas várzeas húmidas do Tap Seac, um jardim em estilo chinês, tendo, para tal, contratado em Cantão dois afamados artistas, Lau Kat Lok e Lei Tai Chun.
Chamava-se Yu Yun ou Jardim das Delícias, mas acabou por ficar conhecido pelo nome do seu proprietário inicial, Lou Kau, e, mais tarde, do seu filho primogénito, Lou Lim Ieoc. O acesso principal fazia-se «por um grande portão que abria para a Rua Almirante Costa Cabral, portão que, ainda hoje existe e dá acesso à Escola Pui Cheng (...)» (Teixeira. Toponímia de Macau, vol. 1).
Actualmente ocupa uma área de cerca de metade da inicial. Após a morte de Lou Lim Ieoc (1927), os seus descendentes alugaram parte do jardim à referida escola e, nos anos de 1950, uma área considerável do jardim, até então ocupada pelos viveiros, foi urbanizada. Em 1973, foi adquirido pelo governo e entregue ao Leal Senado. Abriu ao público a 28 de Setembro de 1974.

Fontes:
A. J. Emerenciano Estácio e A. M. de Paula Saraiva. Jardins e Parques de Macau. Instituo Potuguês do Oriente, 1993
P. Manuel Teixeira. Toponímia de Macau, vol 1. Instituto Cultural de Macau, 1997

Sem comentários: