quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Edifício Verde do Museu Marítimo

O "Edifício Verde", no Largo do Pagode da Barra, onde foi inaugurado, em 1987, o Museu Marítimo de Macau (fotografia de Maio de 2010)


Data de 1919 a primeira iniciativa de criação de um museu dedicado às actividades relacionadas com o mar. Artur Leonel Barbosa, que na época desempenhava funções de Adjunto do Capitão dos Portos de Macau, organizou o acervo inicial do Museu Marítimo e de Pescarias, que "constava de diferentes tipos de redes de pesca, alguns modelos de pangaios de Timor existentes no Museu Luís de Camões, e diversos modelos de embarcações chinesas, que tinham estado na Exposição de Paris, em 1900, e se encontravam então depositados no Liceu"*. 
Inicialmente instalado numa sala do edifício da Capitania, o espólio do Museu Marítimo e de Pescarias foi transferido, em 1934, para um hangar da aviação naval situado no Porto exterior. Todo este espólio seria destruído durante o bombardeamento de 16 de Janeiro de 1945.

O Museu e Centro de Estudos Marítimos de Macau é criado em Março de 1987. Iniciativa do Comandante António Martins Soares, o Museu foi inaugurado no dia 7 de Novembro de 1987, no "edifício verde" situado no Largo do Pagode da Barra. Em 1990 foi inaugurado o novo edifício, localizado no mesmo largo e o "edifício verde" transformado em Edifício Administrativo do Museu Marítimo.


* Manuel Bairrão Oleiro e Rui Brito Peixoto, Museu Marítimo de Macau. Edição do Museu Marítimo de Macau, 1992

Sem comentários: