sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Tradições do Ano Novo Lunar

Antes do início do novo ano os trabalhos de limpeza são muitos e é, talvez, a única vez do ano de limpeza a fundo. Por todo o lado, em casa, nos restaurantes ou em estabelecimentos comerciais procede-se à limpeza e até a pequenas obras de restauro, pintura de paredes e portas. Os velhos papéis com frases auspiciosas ou imagens de divindades são substituídos por novos, vermelhos e dourados.
As limpezas têm de ser feitas antes do novo ano; fazê-las depois pode implicar um eventual desperdício de boa sorte - não vá ela fugir porta fora com uma varredela -, como também não se deve utilizar facas ou tesouras, pois arrisca-se a "cortar" a boa sorte.
Também os altares dos deuses penates e dos antepassados são limpos. E a imagem do Deus do Fogão, Tchou Kuân renovada. Os altares enchem-se de flores e de oferendas.

As flores com que se enfeitam as casas estão carregadas de simbolismo: o narciso, soi sin fá ou "flores do génio da água", o crisântemo e o pessegueiro que prenunciam abundância. E a tangerineira, carregada de frutos, simboliza prosperidade. A tangerina pequena designa-se em cantonense por Kat que soa a boa sorte. E a Kam, a tangerina grande, soa a ouro.

Sem comentários: