domingo, 28 de setembro de 2008

Mosteiros budistas

Kum Iam Tong. Macau, Setembro de 2008

«Como em todas as cidades da China, em Macau também existem bonzas e bonzos, que são necessários para a realização de várias cerimónias religiosas e para oficiarem em ritos fúnebres. Esses religiosos vivem agrupados em diversos edifícios chamados Tch'i (mosteiros), que se encontram situados em diferentes pontos da cidade.
Os mosteiros ou conventos mais conhecidos são o de P'ou Tchâi Sin Un (Mosteiro de Socorro e Caridade Universais), que fica situado em Móng Há, na Avenida Coronel Mesquita; o de Tchôk Lâm (Bambual) em Sá Kong, na Estrada Coelho do Amaral; o de Ling Fông (Cume de Loto), no templo do mesmo nome, o qual se encontra edificado no sopé da Fortaleza de Móng Há; o de Lók Sán (Colina de Venturas), que fica na encosta do Monte de S. Paulo; e o de Tcêng K'ók (Recta Percepção), que se encontra instalado no Templo da Barra.
Destas cinco habitações de sacerdotes ou de sacerdotisas budistas a mais antiga é a de P'ou Tcâi que o povo conhece geralmente por Kum Iâm T'óng (Pavilhão da Deusa da Misericórdia), por ter sido primitivamente uma simples capela destinada à veneração desta divindade (...)»
Luís Gonzaga Gomes. «Mal-Aventurados Amores», in Macau Factos e Lendas. ICM, 1994.

Sem comentários: