segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Rua da Praia do Manduco

Rua da Praia do Manduco (Setembro de 2008)

«A Rocha da Rã que fazia kók-kók ficava na Praia do Manduco» conta o Padre Teixeira , e acrescenta, que «por este vocábulo "manduco" é designada a rã em Macau»(1). Em tempos antigos, houve aqui uma praia, a Praia do Manduco, muito frequentada pela marinha mercante e onde muitos comerciantes possuiam cais privativo. O nome de "manduco" deve-se à existência da tal Rocha da Rã, Há-Má-Seak, uma rocha estranha, de forma arredondada e de cor esverdeada que, nos dias de chuva e de vento ou quando a maré subia, produzia um som semelhante ao coaxar de uma rã.
Por volta de 1829-30, e apesar dos protestos da população chinesa, a rocha foi removida para, no local da praia, construírem um aterro.
Quase toda a Rua da Praia do Manduco - que começa junto ao Mercado de S. Lourenço, ao fundo da Calçada do Januário, e termina na Rua do Almirante Sérgio - é um verdadeiro mercado ao ar livre: fruta, legumes, peixe seco, carnes assadas e fumadas, roupas, calçado, pivetes e diversas oferendas para os deuses, tascas e cozinhas ambulante de comidas diversas, de sopas e de doces ou de bolachas acabadinhas de fazer.

(1) P. Manuel Teixeira. Toponímia de Macau, Vol I. Instituto Cultural de Macau, 1997


Sem comentários: