segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A Rocha Tái Ut

A lenda associada aos dois grandes caracteres vermelhos - Tái Ut - que se encontram numa rocha do Templo da Barra e que remonta ao tempo do estabelecimento dos portugueses em Macau, conta-nos Luís Gonzaga Gomes(1).
Nesse tempo, lorchas carregadas de mercadorias e provenientes de todos os portos da China fundeavam no porto interior, junto ao templo de T'in Hau, a Soberana do Céu, protectora das gentes do mar, de quem eram extremamente devotos.
«Curioso, porém, é que apesar desse fervor religioso, dir-se-ia que os navegantes se encontravam em desfavor da sua patrona, pois todos os anos, nas proximidades do dia 23 da 3ª lua, dia consagrado à festividade da T'in Háu, não deixava de se dar um estranho naufrágio, em frente do seu templo». Tal facto, atribuíam à ausencia de T'in Háu, que nessa ocasião visitava a sua terra natal, Tin-Pou, em Fuquiem.
Houve um ano, porém, que aportaram todas as embarcações excepto uma, a de Mâk Kâm Tái, que, por andar atarefado, não conseguira chegar a tempo para as festividades de T'in Háu. Porém, para os lados das Nove Ilhas, formou-se uma nuvem negra que, absorvendo as águas do mar e formando uma coluna de água, envolveu a embarcação de Mâk Kâm Tái, desfez -la em mil pedaços que se esfranganlharam de encontro à superfície do mar.
Apesar do desastre ter ocorrido em frente do templo, onde se encontravam centenas de embarcações, estas nada sofreram e ninguém se apercebeu da tragédia. Apenas dois tripulantes se salvaram, testemunhas de tão terrível tragédia. Como tal calamidade ocorria periodicamente e todos os anos, por essa data, destroços de naufrágios apareciam em frente ao templo, cresceu o culto dos marítimos à deusa.
Foi por essa altura que Lái Pou I visitou o templo da Barra. Lái Pou I, um famoso geomante da província de Kúong Tong, pôs-se a estudar o local com a sua ló p'un, a bússola dos geomantes, junto de uma enorme rocha. Depois de apalpar o lóng mak, o pulso do dragão, informou os circunstantes que era exactamente naquele sítio onde a virulência do ar nocivo era mais acentuada. Contaram-lhe dos naufrágios, que todos os anos ocorriam mesmo em frente do templo. Disse, então, Lái Pou I, que era preciso contrapor, quanto antes, a influência do ar nocivo, pois «a corrente da Ribeira Grande, na fronteira ilha da Lapa, entra na porção do rio que fica em frente ao templo, escavando, no seu ímpeto, o leito, de forma a moldá-lo numa larga e profunda bacia semelhante a uma rede de pesca. Por sua vez, a Ribeira Grande age como um pescador, que ao lançar a sua rede colhe, todos os anos, uma embarcação». Foram estas as palavras do famoso geomante. Os marítimos, por sua vez, trataram de angariar uma larga soma para pagar a Lái Pou I por forma a que este acabasse de vez com tal nefasta influência.
Lái Pou I traçou na rocha os dois grandes caracteres vermelhos - Tái Ut - que significam causa primordial, a frase tauista que impede qualquer tipo de desgraça. Depois, debaixo da rocha, enterrou uma espada com o gume voltado para a Ribeira Grande, para cortar as cordas da nefasta rede. «Desta forma, o pescador, criado pela fértil imaginação do geomante, ficou inibido de puxar a sua malfazeja rede e, por tal facto, daí em diante, nunca mais se registou a ocorrência de naufrágios misteriosos em frente do templo da Barra».

(1) Luís Gonzaga Gomes. «A Rocha de "Tái Ut" do Templo da Barra», in Macau Factos e Lendas, ICM, 1994

Sem comentários: