segunda-feira, 29 de março de 2010

O templo de Sin Fong




O Templo de Sin Fong. Macau, Junho de 2009

Fica localizado no final da pequena e estreita Travessa de Coelho do Amaral, em Mong Há. Sobre o templo em honra de Sin Fong, "divindade tutelar" recorro ao artigo "A Velha Aldeia de Mong Há Que Eu Conheci"*, de Ana Maria Amaro:
«Este templo (Sin Fong Miu) bem como o Lin Fong Miu, outrora à beira da água e frequentemente inundado, não pertenciam propriamente à povoação de Mong Há, mas sim à chamada povoação marginal de Santi (ou San Tei)».
Deve ter sido fundado no reinado de Tou Kuong (século XIX), segundo uma inscrição «que pode ler-se na placa sonora, peça que deve ter sido doada por ocasião da sua fundação». Apenas esse teng (placa sonora), suspenso no pátio interior, atesta a idade do templo, pois todos os restantes vestígios desapareceram.
«O templo era decorado por cortinados de cretone florido chinês, de pouco mais de uma pataca a jarda, que mãos haviam ornamentado com lantejoulas num contraste gritante, a par dos fán, faixas laudatórias também de pano de algodão. Quanto às estátuas das divindades eram esculpidas em madeira e berrantemente pintadas de novo, o que deixava dúvidas quanto à sua antiguidade»*.

* Ana Maria Amaro. "A Velha Aldeia de Mong Há Que Eu Conheci". RC. Revista de Cultura. Nº 35/36 (II Série), 1998

Sem comentários: