quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Hotel Boa Vista

O Hotel Boa Vista. 
Fotógrafo não identificado. 
Illustração Portugueza de 14 de Dezembro de 1908


O Hotel Boa Vista foi fundado em 1890 pelo inglês William Edward Clarke.
O edifício, construído cerca de 1870 para residência da família Remédios, foi adquirido pelo capitão Clarke com o objectivo de o transformar num estabelecimento hoteleiro de qualidade, em especial para os visitantes da vizinha colónia britânica de Hong Kong.

Entre 1917 e 1923, acolheu o Liceu de Macau, onde leccionou Camilo Pessanha. Voltou a ser hotel, mas com o nome de Bela Vista. Mais tarde, de 1934 a 36, foi alojamento de oficiais britânicos que em Macau aprendiam cantonês e, durante guerra do Pacífico, residência de refugiados de Hong Kong e Xangai. Em 1948, regressou novamente à sua função hoteleira, como Hotel Bela Vista.

Com três pisos e traços do neoclássico local - "as arcadas, as colunas, os balaustres, os arcos de volta inteira, as molduras e, mesmo, um pequeno frontão"* -, o edifício é hoje residência oficial do cônsul-geral de Portugal em Macau. Está classificado como Edifício de Interesse Arquitectónico.


Fontes:
* Maria de Lourdes Rodrigues Costa. História da Arquitectura em Macau. ICM, 1997
Celina Veiga de Oliveira e Jorge Cavalheiro. Guia Histórico-Cultural de Macau. Instituto de Estudos Europeus de Macau, 1999
Pedro Dias. A Urbanização e a Arquitectura dos Portugueses em Macau. Portugal Telecom,  2005

Sem comentários: