Rua da Casa Forte. Macau, Novembro de 2010
Começa junto à Rua de S. Lourenço, ao lado do Pátio da Casa Forte, e termina na Rua do Bazarinho, junto ao local onde se encontra o altar de Tou Tei, mesmo em frente à Travessa de Maria Lucinda.
Data de 1719 a fundação das "Casas Fortes" ou quartéis da Polícia. Eram três e encontravam-se instaladas nos bairros de S. Lourenço, Santo António e Sé Catedral. Cada uma tinha um capitão e sete praças ou ordenanças. Em 1754, o Senado requereu ao vice-rei da Índia a extinção das "Casas Fortes", "por serem escusadas e por não servirem de utilidade alguma para a segurança da terra, dando só despesa"*, mas não foram, então, extintas.
No termo da Rua da Casa Forte, a Travessa de Maria Lucinda e o altar de Tou Tei, o deus da terra. Macau, Novembro de 2010
Rua do Bazarinho. Macau, Novembro de 2010
A Rua do Bazarinho, assim designada para se distinguir do Bazar Grande em S. Domingos, começa junto ao Pátio da Ilusão, na Travessa do Mata-Tigre, e termina no entroncamento da Calçada de Eugénio Gonçalves com a Rua das Alabardas. Para os chineses é a Rua do Marinheiro, a oeste - Soi Sau Sai Kau -, pois existia outra rua do Marinheiro, esta a sul.
* Fonte: P. Manuel Teixeira, Toponímia de Macau, Vol 1, Instituto Cultural de Macau, 1997
Sem comentários:
Enviar um comentário