segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A vila da Taipa

A vila da Taipa. À esquerda, a igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Fotografia publicada ma Illustração Portugueza de 14 de Dezembro de 1908
Fotógrafo não identificado.

A Taipa, que em chinês é conhecida por  Tâm Tchai ou Pequeno Lago, estava, ainda no início do século XX, dividida em duas ilhas - a Taipa Grande ou Taipa Quebrada e a Taipa Pequena - separadas por uma estreita língua de mar. Foram, mais tarde, unificadas por assoreamentos naturais e, posteriormente, por aterros. Foi junto a uma das suas colinas - na Taipa Pequena - que se constituiu a povoação da Taipa, com um ancoradouro. Aqui, desde o século XVII, "os barcos estrangeiros que se dirigiam a Cantão, subindo o rio das Pérolas e que deviam tomar a bordo, em Macau, piloto e intérprete, apenas eram autorizados a seguir viagem depois de fundearem na Taipa, local portanto bem conhecido dos marinheiros, a ponto de algumas cartas marítimas se referirem a Macau como 'porto da Taipa'"*.

Em 1869, foi criado o concelho municipal das ilhas, que esteve instalado na fortaleza da Taipa durante dez anos, altura em que passou para um edifício próprio, na vila da Taipa. Em 1875, o comandante militar da Taipa expôs a necessidade de construção de uma capela em cada ilha, sendo a da Taipa a primeira a ser construída, localizada numa pequena elevação junto à vila e dedicada a Nossa Senhora do Monte do Carmo. Com o projecto elaborado em 1882, a igreja ficaria concluída em 1885.
Data também de 1882 o início do processo de arborização da Taipa.
Até  1974, quando foi inaugurada a ponte Governador Nobre de Carvalho, a ligação entre Macau e a Taipa era feita apenas por barcos da carreira ou de pescadores.


* Maria de Lourdes Rodrigues Costa. História da Arquitectura em Macau. Instituto Cultural de Macau, 1997

Sem comentários: